O Coruja...

O mundo ao alcance de seus olhos…

By

Relação entre Cibernética e Administração

A cibernética é a ciência da comunicação e do controle, seja nos seres vivos, ou seja nas máquinas. A comunicação é que torna os sistemasintegrados e coerentes e o controle é que regula o seu comportamento. A cibernética compreende os processos físicos, fisiológico, psicológicosetc. de transformação da informação.

A cibernética é uma teoria dos sistemas de controle baseada na comunicação entre os sistemas e o meio/ambiente e dentro do próprio sistema.

As empresas são sistemas excessivamente complexos (extremamente complicados e não podem ser descritos de forma precisa e detalhada), probabilísticos (é aquele para o qual não poderá ser fornecida uma previsão detalhada) e regulamentados que funciona como organismos vivos, que desenvolvem técnicas de sobrevivência num ambiente interno e externo em alteração continua.

Na cibernética procura-se representar os sistemas originais através de outros sistemas comparáveis, que são denominados modelos. Um modelo provisório que o representa, para facilitar o tratamento das entidades evolvidas no estudo, pois a manipulação de entidades (pessoas e organização) é socialmente inaceitável ou legalmente proibida.

No caso da administração, por exemplo, a cibernética pode envolver estudos sobre: pessoas, áreas, departamentos, unidades de negócios, empresas, grupos empresariais, etc.

A cibernética também está associada ao uso de sistemas de comunicação e conseqüentemente aos seus componentes, que são vitais para troca de informações da organização com o ambiente e dentro dela mesma.

FONTE => TRANSMISSOR => CANAL/MEIO => RECEPTOR => DESTINO

As principais conseqüências da cibernética na administração

Com a mecanização que se iniciou com a Revolução Industrial, o esforço muscular do homem passou para a máquina. Porém com a automação provocada pela Cibernética, muitas tarefas que cabiam ao cérebro humano passaram para a máquina. A Cibernética está levando a uma substituição do cérebro humano. O computador tende a substituir o homem em uma gama crescente de atividades, e com grande vantagem. As principais conseqüências da Cibernética na administração são duas: a automação e a informática.

Automação: Ultra-mecanização, super-racionalização, processamentos contínuos e controle automático nas indústrias, nos comércios e nos serviços bancários. Com a automação surgiram as fábricas autogeridas: algumas indústrias químicas, como as refinarias de petróleo, apresentam uma automação quase total. O mesmo ocorre em organização cujas atividades ou operações são relativamente estáveis e cíclicas, como as centrais elétricas, ferrovias, metrôs, etc. Os autômatos, em cibernética, são máquinas ou engenhos que contém dispositivos capazes de tratar informações que recebem do meio exterior e produzir ações.

Informática: Tratamento racional e sistemático da informação por meios automáticos, associado ao uso dos computadores. Embora não se deva confundir a informática comcomputadores, na verdade ela existe porque existem os computadores. Na realidade, a informática é a parte da cibernética que trata da relação entre coisas e suas características, de maneira a representá-las por meio de suportes de informação, trata ainda, da forma de manipular esses suportes, em vez de manipular as próprias coisas. A informática é um dos fundamentos da teoria e dos métodos que fornecem as regras para o tratamento da informação. O processamento de informação levou ao surgimento do computador eletrônico, o qual deu início a era da informática. É uma ferramenta a disposição das empresas e pessoas, mas sua não utilização ou seu desconhecimento pode ser a diferença entre o sucesso e fracasso em qualquer atividade.

Resumindo…

PRINCIPAIS CONCEITOS DA CIBERNÉTICA

  • Conceito de Cibernética (É a ciência da comunicação e do controle, seja no animal, seja na máquina).
  • Campo de Estudo da Cibernética: Os Sistemas
  • Classificação Arbitrária dos Sistemas (complexidade; sistemas determinísticos e probabilísticos).
  • Propriedades dos Sistemas Cibernéticos (São excessivamente complexos; são probabilísticos; são auto-regulados).
  • Hierarquia dos Sistemas (nível dos sistemas estáticos; nível dos sistemas dinâmicos simples; nível dos sistemas cibernéticos simples ou mecanismos de controle; nível dos sistemas abertos; nível genético-societário; nível do sistema animal; nível humano; nível do sistema social; nível dos sistemas transcendentais).
  • 6.Representação dos Sistemas: Os Modelos (manipulação de entidades reais; a incerteza; a realidade).

PRINCIPAIS CONCEITOS DE SISTEMAS

  • Conceito de Entrada (INPUT) (informação; energia; materiais).
  • Conceito de Saída (OUTPUT)
  • Conceito de Caixa Negra (BLACK BOX) (o sistema é impenetrável ou inacessível; o sistema é excessivamente complexo).
  • Conceito de Retroação (FEEDBACK) (retroação positiva; retroação negativa).
  • Conceito de Homeostasia (autoregulamentação; autocontrole; origina de dispositivos de retroação).
  • Conceito de Informação (Teoria da Informação: fonte – transmissor – canal – receptor – destino – ruído; Conceito de Redundância; Conceito de Entropia e Sinergia; Conceito de Informática).

PRINCIPAIS CONSEQÜÊNCIAS DA CIBERNÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO

  • AUTOMAÇÃO (integração; retroação; computador).
  • INFORMÁTICA (tecnologia da informação).

Fontes: CHIAVENATO, Idalberto. “Introdução à Teoria Geral da Administração”, 4ª Edição, Ed. Makron Books.

Wikipedia com adição.


Postagem Similar:

    Não encontrado

9 Responses to Relação entre Cibernética e Administração

  1. WALLES HENRIQUE DE LIMA says:

    MUITO OBRIGADO MESMO TA PRECISANDO…ABRAÇO

  2. WALLES HENRIQUE DE LIMA says:

    QUERIA SABER SE ESSE ASSUNTO QUE ME FOI PASSADO E BASEADO NO LIVRO DO IDALBERTO CHIEVENATO?

  3. Caro Coruja,

    Muito interessante saber da interligação desse conceito com a administração, principalmente no que tange aos modos de produção. Ótimo assunto.

    Parabéns pelo blog!

  4. WALLES HENRIQUE DE LIMA says:

    muito bom sabe que existem sites assim que possam nos ajudar cada vez mais a aumentar nosso conhecimento
    abraço

  5. WALLES HENRIQUE DE LIMA says:

    QUERIA SABER SE VCS TEM VIDEOS QUE FALAM DA TECNOLOGIA NAS EMPRESAS?

  6. WALLES HENRIQUE DE LIMA says:

    Qual o processo de desenvolvimento de logística?

  7. jane says:

    obrigada, estava precisando muito desse assunto…
    e gostaria de saber o que vocês tem a respeito das organizaçoes aprender a aprender? e aprender a apernder e a aprender? desde já obrigada… abraço

  8. Ivan César says:

    Olá, gostei muito deste artigo, estou elaborando o meu projeto de pesquisa para posteriormente o trabalho de conclusão de curso sobre o tema “A influência da cibernética e teoria geral de sistemas para o administrador contemporaneo e suas tomadas de decisões”, gostaria se possivel que me indicassem literaturas (livros, revistas, artigos, qualquer coisa…rs), qualquer sugestão ou critica quanto ao meu enfoque estou aberto para recebe-las.
    Grato pela atenção, até mais.

  9. I truly appreciate this post. I have been looking everywhere for this! Thank goodness I found it on Bing. You ve made my day! Thanks again! “Every time we remember to say thank you, we experience nothing less than heaven on earth.” by Sarah Ban Brea…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

WP-SpamFree by Pole Position Marketing