Contabilidade – Ativo

OCoruja

Em contabilidade o ativo são os bens e direitos que a empresa tem num determinado momento, resultante de suas transações ou eventos passados da qual futuros benefícios econômicos podem ser obtidos. Exemplos de ativos incluem caixa, estoques, equipamentos e prédios.

Cumpre ressaltar a evolução da Teoria Contábil na conceituação do Ativo: durante muito tempo se definiu os bens do Ativo como aqueles que a Entidade detivesse o chamado “Direito de Propriedade” (escola doPersonalismo, por exemplo). Com o advento do Patrimonialismo, qualquer bem que seja utilizado economicamente pela Entidade, passou a figurar no Ativo. Na Contabilidade Pública brasileira, há grande quantidade de contas de compensação, que figuram em Ativos para fins de controle e análise, ou seja, independem das relações diretas jurídicas e ecônomicas com um determinado bem.

Para fins de organização em um Ativo do Balanço Patrimonial, os bens podem ser classificados da seguinte forma:

  • Bens tangíveis – São os bens que tem um corpo físico, tais como terrenos, obras civis, máquinas e utensílios, móveis, veículos, benfeitorias em propriedades arrendadas, direitos sobre recursos naturais etc.
  • Bens intangíveis – Os ativos intangíveis não possuem característica física e são de difícil avaliação. Dentro deste grupo estão aspatentes, direitos autorais, goodwill, marcas, etc.

Classificação dos Ativos

Seguindo técnica oriunda da Contabilidade financeira, no Ativo doBalanço Patrimonial as contas devem estar dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nela registrados, conforme grupos a seguir:

Ativo Circulante

Dinheiro em caixa ou em bancos; bens, direitos e valores a receber no prazo máximo realizável até o término do exercício seguinte (duplicatas, estoques de mercadorias produzidas, etc.).

Ativo Não Circulante

Os recursos aplicados no Ativo Fixo ou Imobilizado, são todas as aplicações de recursos feitas pela empresa de forma permanente (fixa) que a empresa utiliza para a realização de suas atividades, e podem ser classificados em bens tangíveis ou intangíveis.

Segundo a Medida Provisória 449/08, o grupo de contas do Balanço denominado Ativo Não Circulante Permanente se divide em:

  • Realizável a Longo Prazos
  • Investimentos
  • Ativo Imobilizado
  • Ativo Intangivel


Postagem Similar:

    Não encontrado

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

*



WP-SpamFree by Pole Position Marketing